Sabesp conclui projeto para levar rede coletora de esgoto no Jardim Santa Isabel

Investimento público dependerá do acordo com o Ministério Público devido a um possível beneficiamento do loteador privado

A Sabesp de Capão Bonito concluiu nesta semana a primeira fase do projeto técnico para a implantação de uma rede coletora de esgoto no bairro Jardim Santa Isabel. O levantamento preliminar foi apresentado pelo gerente da estatal em Capão Bonito, Alcides Sonvesso, aos técnicos da Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal.

Com essa iniciativa a Sabesp espera aumentar ainda mais o percentual de residências urbanas atendidas através de rede coletora de esgoto. Capão Bonito tem um dos maiores índices da região nesse quesito e deve melhorar sua pontuação na elevação de qualidade de vida.

O processo de expansão da rede coletora de esgoto na região urbana foi iniciado pelo ex-prefeito Marco Citadini no acesso à estrada da Capoava, no bairro Apiaí-Mirim e no Parque das Nações, que até então não contava com abastecimento de água tratada e nem rede de esgoto e após um acordo com o Ministério Público, devido às irregularidades imobiliárias apontadas no bairro, o ex-prefeito conseguiu levar saneamento básico à comunidade.

Para implantar rede de esgoto no Jardim Santa Isabel, a Prefeitura Municipal seguirá o mesmo trâmite do Parque das Nações, com a assinatura de um possível acordo com o Ministério Público, pois o investimento para a iniciativa será com recursos públicos e beneficiará, possivelmente, o loteador particular.

A Sabesp prevê a implantação de mais de 12 quilômetros lineares de tubulação para a rede de esgoto no Jardim Santa Isabel, e que atenderá a maior parte do loteamento. Também serão construídas três estações elevatórias de esgoto, responsáveis pelo bombeamento da rede coletora prejudicada pelo desnível topográfico.

Ao todo, serão aplicados no loteamento cerca de R$ 4 milhões, sendo uma entrada de até R$ 1 milhão e parcelamento do restante do investimento. A estatal calcula que serão atendidas cerca de 380 famílias e as obras devem começar entre o meio o final de 2022 devido aos processos burocráticos de contratação.

Veja também