Após ação de vândalos, que quebraram e furtaram mudas de árvores plantadas no Parque das Águas, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Capão Bonito, promoveu o replantio de novas mudas de árvores no parque situado na vila Santa Rosa.
Foram replantadas 42 novas mudas de árvores nativas e exóticas como: Ipê rosa, Angico, Guapuruvu, Ipê amarelo, Manacá da Serra, Paineira, Algodoeiro, Resedá, Quaresmeira, Acácia, Jacarandá e frutíferas como Pitanga, Goiaba, Araçá, Uva Japonesa, Castanha, Amora.
O novo plantio foi feito no mesmo local onde as antigas mudas de árvore foram quebradas ou furtadas, na extensão de todo o Parque das Águas.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Reinaldo Elias Daniel Junior, foram danificadas por vandalismo cerca de 60% de mudas que tinham sido plantadas no local.
O diretor de Meio Ambiente tem feito pedidos públicos para que a população ajude a preservar e fiscalizar as novas árvores, não somente do Parque das Águas, mas de todas as áreas onde a prefeitura vem fazendo nova arborização, para que as pessoas não arranquem ou danifiquem essas árvores e sim cuidem das mesmas, pois trata-se além de dano ambiental um desperdício de dinheiro público.
“A arborização urbana bem planejada contribui para a estabilidade microclimática, ou seja, uma cidade adequadamente arborizada apresenta um clima mais ameno, sem grandes variações de temperatura”, comentou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Marcelo Varela.
“O Parque das Águas possui área adequada com potencial paisagístico que foi alterado em função do crescimento urbano, por isso decidimos realizar esse projeto visto que o plantio irá melhorar todos os aspectos ambientais no local; minimizando os níveis de ruídos produzidos pelo trânsito e carros de sons nos fins de semana e proporcionando conforto térmico por meio de som-breamento, além de formarmos um pomar livre para as pessoas e aves do local aproveitem os frutos de época”, explicou o diretor de Meio Ambiente Reinaldo Daniel Junior.