Na manhã da última quinta-feira, dia 8, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra ex-ministros de Jair Bolsonaro e militares envolvidos em uma suposta tentativa de golpe para manter o ex-presidente no poder. Em meio aos alvos da operação, está o sorocabano Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, que foi detido em Ponta Grossa (PR). De acordo com informações do jornal Cruzeiro do Sul, a Polícia Federal de Sorocaba está apoiando a operação, cumprindo um mandado relacionado ao sorocabano.
Filipe Martins nasceu em Sorocaba, mas foi criado em Votorantim. O ex-assessor é Bacharel em Relações Internacionais, e foi nomeado para o cargo especial da presidência em janeiro de 2019, aos 31 anos.
A operação “Tempus Veritatis”, cumpre mandados nos estados de Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e Distrito Federal.
Conforme a investigação, o grupo se dividiu em núcleo de atuação para propagar a ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2022, antes mesmo da eleição, de maneira a proporcionar e validar uma intervenção militar.
Os fatos examinados configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.