Nos últimos dias foram feitas as convenções que escolheram os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores das cidades da região. Isso tudo faz parte do trâmite legal da Justiça Eleitoral para que possamos escolher os representantes que vão comandar os destinos de nossas cidades nos próximos quatro anos.
Além das convenções que foram realizadas nos últimos dias e que oficializaram várias candidaturas nesta sexta-feira, dia 16, tem início o período da campanha eleitoral e vamos ter a oportunidade de escolher as melhores propostas para nossas cidades.
Além dos representantes no Executivo que são o prefeito e o vice-prefeito, a eleição do próximo dia 06 de outubro nos dará a oportunidade de escolher os futuros vereadores, talvez isso seja o mais importante, até mesmo do que escolher os representantes do Executivo, isso porque os membros do Legislativo têm uma função das mais importantes dentro da classe política, que é fiscalizar os atos do Executivo.
E se conseguirmos eleger representantes que efetivamente cumpram sua obrigação e entendam que sua missão não é pedir para a prefeitura fazer lombadas, mas sim fazer leis importantes e, principalmente, fiscalizar os atos do Executivo, poderemos ver avanço em nossas cidades.
Serão bons vereadores aqueles que forem eleitos e que tenham independência, aqueles que efetivamente saibam que existem funções que são do Executivo e funções que são do Legislativo.
Por isso é muito importante que o cidadão na hora de votar pense bem e escolha representantes que não fiquem atrelados a acordos ou que sejam dependentes dos favores do prefeito de plantão, que possam ter tranquilidade para defender os direitos da população.
Como é importante também que na escolha para os cargos do Executivo, o eleitor leve em conta a procura de um candidato que esteja comprometido com o crescimento e desenvolvimento de suas cidades e não buscando somente um projeto pessoal e para dar empregos para os membros de seu grupo político.
A escolha do próximo dia 06 de outubro selará o destino dos municípios da região para os próximos quatro anos e que podem ser anos de avanço ou de atraso se a escolha for errada.
Os cidadãos de nossa região precisam pensar bem, pois os municípios do entorno de Capão Bonito estão estagnados há décadas e com o mesmo número de habitantes do século passado, o que mostra que a região está vivendo um momento de paralisia que precisa ser superado.
Se as cidades não crescem, não gerarão perspectivas para os jovens e com isso farão com que a renovação no mercado de trabalho e na sociedade ocorra de forma deficitária, pois cabeças brilhantes acabarão migrando para outros centros.
Na eleição é hora de fazer a escolha pelo futuro com o desenvolvimento ou com a mesmice que poderá fazer com que as nossas cidades fiquem paradas no tempo.