Taquarivaí vem investindo no Setor Educacional, principalmente em ações inovadoras.
O projeto “Criativos da Escola” encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.
A iniciativa faz parte do “Design for Change”, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.
O Desafio Criativos da Escola celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores e educadoras, estão transformando suas escolas, comunidades e municípios. Em 2017, foram selecionados 11 grupos, dentre os 1.492 projetos enviados de todas as regiões do Brasil.
O projeto escolhido em Taquarivaí é sobre leitura com o título “É hora de ler”.
“Percebemos, através de uma pesquisa feita na escola, que a maioria dos pais de alunos estudaram até o 5º ano e muitos não concluíram o Ensino Fundamental I e isso nos incomodou bastante, pois é sabido o quanto a leitura é um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano”, destacam os professores e alunos envolvidos.
O destaque especial foi entretenimento, com alunos lendo para as pessoas que esperam por ônibus na rodoviária, para as pessoas que esperam por uma consulta ao Posto de Saúde, para as pessoas que estão acamadas, para os porteiros entre outros.
Sempre priorizando os adultos e idosos já que os alunos em idade escolar têm esse acesso garantido por lei. A questão dos analfabetos mexeu tanto com o grupo que a proposta cresceu em outras proporções, pois o que no início seria apenas uma leitura por prazer se tornou um compromisso do grupo: o de reduzir o índice de analfabetismo do município, fazendo no momento da leitura também uma busca ativa de pessoas analfabetas ou semianalfabetas que gostariam de voltar a estudar.
“Fizemos uma entrevista com a diretora municipal de Educação para esclarecimentos quanto à Políticas Públicas da Educação de Taquarivaí para o próximo ano letivo e também buscamos uma parceria com a Diretoria Municipal de Saúde. Foi gratificante ver o brilho nos olhos das pessoas ao ouvir uma história lida por uma criança. O projeto está apenas começando”, disse Maria Gina Falsarella, educadora responsável da EMEF Profa. Maria Stela Guimarães Barros.