O município de Capão Bonito, situado no Sudoeste Paulista, teve sua origem na mineração por volta de 1721 quando atraiu grande contingente de garimpeiros pela presença de ouro nos seus rios: Rio das Almas, Rio das Conchas e Rio Paranapanema.
Ao findar o ciclo da mineração por volta de 1746, o povoado que se formou às margens desses rios mudou-se para a Fazenda Capão Bonito, de propriedade de herdeiros do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar.
Uma parte dessas terras foi doada para o povoado que se formava e se intitulou Nossa Senhora da Conceição do Capão Bonito do Paranapanema, emancipado em 1857 e mais tarde, ficou o nome Capão Bonito.
Um novo ciclo se iniciou e permanece até hoje, o Ciclo da Agricultura e da Pecuária. Porém, a região é também de vocação florestal; adentrando-se à Mata Atlântica próxima à Intervales limita-se com Eldorado, Ribeirão Grande, Guapiara e Taquarivaí; regiões agrícolas e florestais. sendo Capão Bonito município cognominado “Chão Nascente do Paranapanema”, por conter as cabeceiras desse importante rio um dos únicos não poluídos do estado.
Em matéria de ensino, sabemos que o Governo do Estado de São Paulo e o Centro Paula Souza preocupam-se em instalar seus cursos tecnológicos visando à preparação de mão-de-obra qualificada a fim de proporcionar o desenvolvimento das regiões formando gestores que irão implementar empresas geradoras de emprego. A Fatec Capão Bonito teve seu primeiro curso de graduação o de Tecnologia em Silvicultura, o primeiro da América Latina e desde 2008 vem formando silvicultores dos quais muitos egressos trabalham na área em empresas dessa natureza, em moveleiras, madeireiras, outros operam nas secretarias municipais, nas áreas ambientais além daqueles que se tornaram gestores de seus próprios negócios no município, com criação de viveiros de mudas, oferecendo consultorias a proprietários de áreas degradadas, lecionando nas redes estaduais e municipais e outros complementando estudos de pós-graduação.
Em 2012 foi instalado o curso de Tecnologia em Agroindústria e hoje há alunos estagiando em produtoras de leites e derivados, produtoras de salgadinhos e serviços de produção de lanches, doces, pães, massas com crescente oferta na cidade e na zona rural.
A Fatec Capão Bonito não poderia deixar de oferecer um curso de ensino a distância e houve por bem devido à alta demanda, a instalação do Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial (EaD) iniciado em 2015 e com grande procura no município e região.
Entretanto a Fatec não para de crescer e o novo Curso de Graduação pleiteado e que está sendo estudado para Capão Bonito será de Tecnologia em Produção de Grãos.
No país, segundo a CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, a produção brasileira de grãos deve chegar a mais de 210,3 milhões de toneladas.
A instalação do curso de Tecnologia em Produção de Grãos na Fatec Capão Bonito irá atender a uma demanda composta por produtores rurais, aqueles que trabalham desde a semente, o plantio e colheita, e todos os profissionais envolvidos com o setor e que na maioria aprenderam com a prática; além de conquistar aqueles que preferem trabalhar nos silos, armazenamentos, no comércio de grãos e na logística.
Em se tratando de logís-tica, Capão Bonito é um município privilegiado, bem servido de rodovias.
Desta cidade a São Paulo (CEASA) e ao Porto de Santos as vias são duplicadas bem como para o sul, ao Porto de Paranaguá.
Assim, o novo curso está em fase de estudos e viabilização no Centro Paula Souza. As pesquisas e inovações não param, fervem na Fatec!
E vem aí … De 24 a 29 de outubro, a Semana de Tecnologia com cursos de curta duração e palestras. Aguardem!
Profa. MSc. Alice Elias Daniel Olivati – Docente de Comunicação Empresarial na Fatec Capão Bonito.