A Tocha Olímpica passará por Capão Bonito em 16 de julho, a 20 dias da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O trajeto, ainda não confirmado de forma oficial, terá pouco mais de dez quilômetros.
Detalhes do revezamento foram discutidos na última terça-feira, dia 07, em reunião realizada no Centro de Convenções entre representantes do governo municipal e da equipe de marketing da Sorocaba Refrescos, representante do Sistema Coca-Cola Brasil na região.
“A rota pela cidade foi definida após um estudo de campo, que obedecerá diversos critérios, como público, deslocamento de comboio, pedidos dos patrocinadores oficiais”, destacou a supervisora de promoção e propaganda da Sorocaba Refrescos, Bruna Sulga.
O encargo de Capão Bonito será o de apoiar o planejamento, a segurança e a gestão de tráfego, além dos serviços de suporte e promoção. Na segurança e tráfego, por exemplo, caberá ao município a responsabilidade pelo controle da multidão e fechamento de vias. Os serviços de segurança da chama, condutores e do comboio serão fornecidos pela Polícia Federal.
Capão Bonito aproveitará
estrutura da Festa Julina
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo João Bosco de Sá esclareceu que a prefeitura irá aproveitar a estrutura de sua tradicional Festa Julina no evento do dia 16 de julho, atendendo a determinação de corte de gastos em virtude da crise econômica do país.
“Nos últimos dias foram feitos comentários distorcidos de que a prefeitura estaria gastando algo em torno de R$ 140 a 180 mil no revezamento da tocha. Isso não procede. Gostaríamos de informar à população que estamos gastando R$ 30 mil na Festa Julina, 1/3 comparando com os outros anos e aproveitaremos parte da estrutura do evento para receber o comboio do revezamento. Será um momento importante e histórico para nossa cidade e que-remos promover uma grande confraternização do esporte”, afirmou o secretário João Bosco de Sá.
Nos próximos dias, também serão divulgados os nomes dos condutores da tocha em solo ca-pão-bonitense.
Capão Bonito foi uma das escolhidas entre as mais de 327 cidades do Brasil que receberão a passagem do maior símbolo olímpico.
Ao todo, a chama será carregada por mais de 12 mil condutores, percorrendo 20 mil quilômetros por terra e água e voando dez mil milhas pelo País.
Dentro do percurso de mais de dois quilômetros por ruas de Capão Bonito, cada condutor carregará a Tocha Olímpica por cerca de 200 metros.
A seleção destes condutores foi feita através dos programas de nomeação pública em todas as cidades do revezamento, por meio dos patrocinadores oficiais – Coca-Cola, Nissan e Bradesco.
Para participar, os candidatos apresentaram um curto histórico de vida, demonstrando como ele se enquadra no critério para participar do momento único da celebração esportiva.
A escolha foi feita pelos patrocinadores e não houve interferência da prefeitura municipal.
Coca-Cola selecionou
37 condutores da
Tocha Olímpica na região
No Brasil, 12 mil pessoas terão a oportunidade de conduzir o ícone durante o Revezamento da Tocha Olímpica nas cidades.
A ideia de carregar a Tocha Olímpica parecia algo impossível para muitos brasileiros. Pensando nisso, a Coca-Cola Brasil desenvolveu o conceito “Isso É Ouro” e lançou, em agosto do ano passado, uma campanha nacional de nomeação para selecionar pessoas comuns que tivessem histórias genuínas e inspiradoras para carregarem o símbolo maior dos Jogos Olímpicos, que traz também uma mensagem de paz, inclusão e esperança.
Desta forma, cerca de 2.400 pessoas de todo o país foram escolhidas, sendo 37 da região de Sorocaba.
“Acreditamos que o ouro não está somente com o campeão no lugar mais alto do pódio. Ele está em qualquer pessoa que tenha uma atitude positiva, espontânea e inclusiva. É isso que pretendemos mostrar ao mundo com os Jogos Olímpicos”, explica Daniele Semmer, gerente de marketing da Sorocaba Refrescos, representante do Sistema Coca-Co-la Brasil na região.
Daniele destaca ainda que a campanha realizada pela Coca-Cola não foi uma promoção. Não era preciso adquirir nenhum produto para conduzir a Tocha Olímpica Rio 2016. Bastava ter uma história inspiradora que se encaixasse dentro do conceito “Isso é Ouro”. “Acreditamos que nada melhor do que o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 para inspirar histórias de ouro, conectar as pessoas e ajudar a espalhar essa emoção antes do início da maior festa do esporte”, disse.