O 2° Fórum de Cultura de Capão Bonito foi realizado no último dia 27 de maio, no Centro de Convenções, e contou com a participação de representantes de diversos setores, talentos locais, professores, entidades, agentes culturais e da Secretaria de Cultura.
Na abertura do evento foram realizadas apresentações culturais com os bailarinos clássicos Bruna e Diogo da academia CityVida, Grupo de Fandango de Tamanco liderados por Diogo Araújo, Grupo de Axé liderados por Willian, escola de dança do ventre RôRô, cantor de rap Luciano, cantor Clayton Jackson, poeta e escritor Ailton e Grupo de Dança Candy Máfia.
Em seguida o microfone foi aberto ao público presente, onde cada um teve dois minutos para expor suas ideias, sugestões, análises e projetos culturais.
“Foi um fórum esplendoroso, recheado de grandes nomes da cultura de nosso município. Nunca houve um fórum como este onde os representantes de todas as áreas foram ouvidos. E destaco a quantidade expressiva de políticos presentes que acompanharam os discursos dos artistas. O fórum é a oportunidade de se conhecer, expor pensamentos e realizar reivindicações”, afirmou Alexandre Mendes, presidente do Conselho de Cultura-COMCULT.
“O Fórum Municipal de Cultura é um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debates, buscando construir alternativas para as políticas culturais do município, envolvendo a sociedade local e outras instâncias de governo (estadual e municipal). Seu fundamento é o direito a participação cultural dos cidadãos, entendida de forma ampla, respeitando à diversidade cultural”, destacaram representantes da Organização Não Governamental – Pandora.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, prof. João Bosco de Sá, o Fórum de Cultura pode desenvolver uma série de ações, isoladamente ou em parceria com o poder público e instituições da sociedade civil.
“Alguns exemplos são: atividades de formação, como seminários e encontros, com temas relacionados às necessidades dos participantes do fórum; criação de uma rede de informação cultural no município, centralizando e divulgando as atividades em curso na cidade, democratizando o acesso às informações culturais; levantamento de recursos junto a órgãos estaduais e federais, empresas, fundações e instituições para financiar atividades culturais no município; mapeamento cultural do município, incluindo todos os artistas e produtores culturais, bem como os eventos, produção artística em suas diversas formas (música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato, etc); organização de caravanas culturais, com visitas às comunidades, visando animar e fortalecer as atividades culturais; realização de aulas públicas, que tenham caráter de encontros sobre temas referentes à vida cultural na cidade”, exemplificou o secretário.
O Conselho de Cultura existe desde maio de 2015 e suas reuniões são todas as últimas segundas-feiras de cada mês, às 19h30 na Secretaria de Cultura.
Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura de Capão Bonito ou pelo telefone (15) 3542 4243.