Aconteceu no último dia 24/11, no auditório da Fatec de Capão Bonito, o 1º Encontro Regional de Agricultura Familiar.
O evento contou a participação de produtores rurais das comunidades Jaó e Avencal de Itapeva, Proenças, Moreiras e Lemes de Capão Bonito e Guapiara, que fazem parte do PDRT – Programa de Desenvolvimento Rural Territorial da Fibria.
Segundo o gerente geral de sustentabilidade da Fibria, Fausto de Camargo, o objetivo do evento foi estimular a difusão de conhecimentos e informações que contribuam para o desenvolvimento da agricultura familiar na região sudoeste.
“O PDRT, constituído pela Fibria em 2010, quer construir de forma compartilhada e através de metodologia participativa, projetos de fortalecimento da agricultura familiar. O programa quer também a promoção e desenvolvimento local através do fortalecimento das associações comunitárias e suas redes, focando apoio às suas cadeias produtivas”, explicou Fausto de Camargo. De acordo ainda com os analistas de sustentabilidade da Fibria – Ludmila Garrosino e Israel Batista Gabriel, PDRT vem sendo desenvolvido nos municípios de Capão Bonito, Guapiara e Itapeva, com as comunidades rurais vizinhas das florestas da Fibria. São seis comunidades a-tendidas e um total de 200 famílias beneficiadas.
O vice-prefeito e prefeito eleito de Capão Bonito, Marco Citadini, representou o prefeito Julio Fernando no evento ao lado do secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Marcelo Varela.
Citadini também destacou a importância da agricultura familiar na região e de programas como o PDRT que proporcionam mais apoio a quem mora no campo.
O encontro foi dividido em dois períodos. Na parte da manhã houve mesa temática composta por vários palestrantes que também responderam perguntas do público, grande parte destinada a climatologia, comercialização e distribuição e marco regulatório.
No período da tarde aconteceram cursos e palestras.
Outro destaque do evento foi uma rodada de negócios coordenada pelo Sebrae integrando as associações de produtores participantes do PDRT.
Ao longo do dia também houve uma Feira de Tradições da Rede de Cidadania Ativa de Capão Bonito com praça de alimentação da gastronomia regional e artesanato.