A Prefeitura de Capão Bonito através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (CRAS) iniciou um projeto que vem estimulando as pessoas a sair do sedentarismo e colocar o corpo em movimento no maior bairro da cidade – a Vila Aparecida.
Com muita música, a aula de zumba, com 1 hora de duração, ministrada pela professora Vanessa Cristiane Almeida, vem sendo um dos destaques. Segundo o administrador da ARVA (Administração Regional da Vila Aparecida) – Josiel Vieira Baitaca, as aulas, que acontecem no salão cedido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, estão contando com bom número de participantes.
“As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e essa iniciativa vem sendo muito elogiada porque é totalmente gratuita, além de ser divertida e integrar mais as moradoras do nosso bairro”, afirmou Josiel Baitaca.
O projeto, que faz parte do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos coordenado pelo CRAS, também traz aulas de muai thay às terças e quintas-feiras das 18h00 às 19h30, danças urbanas às sextas-feiras das 18h00 às 19h30 e a zumba aos sábados das 14h30 às 16h30 e às segundas-feiras das 17h00 às 18h00.
Zumba
A zumba serve para muitas pessoas como uma excelente forma de perder peso, pois as aulas aliam movimentos de alta queima calórica com músicas agitadas de danças latinas, juntas fazem com que o emagrecimento seja somente uma consequência do divertimento saudável.
Em uma única aula completa – que tem duração entre 45 minutos a uma hora – pode-se perder de 600 a 1000 calorias, de acordo com a intensidade dos movimentos.
É claro que, assim como todo exercício, as aulas devem acompanhar um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada para que os resultados da prática da zumba sejam potencializados e duradouros, zumba não é milagrosa sozinha, tudo de-pende de um esforço conjunto.