Ações do Outubro Rosa levaram conhecimento e conscientização para a zona rural de CB

Mulheres da zona rural de Capão Bonito também participaram de forma muito ativa da Campanha Outubro Rosa 2016.
A iniciativa foi uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) com a equipe de Saúde da Família responsável pelas Unidades Básicas de Saúde do Ana Benta e Pinhalzinho.
A campanha, que reforça a importância da realização do autoexame e da mamografia, teve as ações realizadas nos dias 26 e 27 de outubro com direito até a uma animada caminhada, além de ginástica laboral e outras atividades.
Segundo a médica dra. Bárbara Feola, todas as mulheres que participaram trocaram um quilo de alimento por uma camiseta rosa.
“Tivemos a participação de 90 mulheres e o resultado foi muito positivo. Tudo foi feito com muito carinho por nossa equipe. Destacamos também na mobilização os fatores de risco como tabagismo, alimentação inadequada e sedentarismo. É preciso adotar medidas para se obter uma melhor qualidade de vida, além de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce desta doença”, afirmou Bárbara Feola.
“Esperamos que a discussão sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama se popularize. As ações do Outubro Rosa ajudam a difundir o conhecimento para locais menos centralizados. O principal objetivo agora é fazer com que o Novembro Azul, onde o foco passa a ser a saúde do homem, tenha os mesmos resultados do Outubro Rosa”, destacou a médica.

Atendimento estratégico
A Unidade Básica de Saúde “Honória Maria de Jesus” do Pinhalzinho,inaugurada em agosto deste ano é considerada estratégica pela Secretaria de Saúde de Capão Bonito, coordenando atendimentos nos bairros Ana Benta, Sítio Velho, Gomes e Água Quente.
A equipe de saúde tem como integrantes a médica Bárbara Feola, a enfermeira Ana Caroline, a técnica em enfermagem Fátima e os assistentes de Saúde Márcio e Neusa.

9 9

Veja também