Se alguém perguntar pelas ruas de Capão Bonito por Domingos Francisco, com certeza a interrogação prevalecerá diante do conhecimento. Eleito vereador para a legislatura 2017-2020, Domingos Francisco é o popularmente conhecido Neto da Farmácia. O nome original é uma homenagem ao avô, diz o mais novo vereador do PSC. Nascido em Capão Bonito, Neto é farmacêutico de profissão e funcionário concursado da Prefeitura Municipal desde 2002 e hoje atua na Farmácia da Unidade Básica de Saúde da Vila Aparecida, implantada pelo atual prefeito Julio Fernando. Perdeu o pai, vítima de um ataque cardíaco fulminante, aos 11 anos de idade, e para ajudar a família começou a trabalhar como guarda-mirim na antiga Cobasil, empresa do saudoso Cornélio Batista da Silveira.
Casado com Leticia e pai de Beatriz e da Angelina, que nos próximos meses deve chegar a este mundo, Neto concedeu essa entrevista exclusiva ao jornal O Expresso e falou sobre o início de sua carreira na política e os novos desafios como vereador de Capão Bonito.
O Expresso – O que o levou à política?
Neto da Farmácia – Acompanho diariamente os problemas que muitas famílias enfrentam na área da Saúde, e vejo que boa parte deles tem solução, por isso, resolvi entrar na política. Também fui convidado por um grupo de amigos para a criação de um novo partido em Capão Bonito e juntos, fundamos o PSC, que desde 2010, integra o governo Julio Fernando e Marco Citadini.
OE – Como foi sua campanha?
Neto da Farmácia – Fiz uma campanha modesta e procurei não cometer os mesmos erros da primeira eleição que disputei em 2012 e que me trouxe muita experiência. Visitei quase todos os bairros da cidade e zona urbana, mas com o tempo mais curto, não consegui visitar todas as famílias que pretendia. Além disso, tenho que agradecer de coração a ajuda voluntária de muitos amigos. Posso afirmar que foi uma campanha de amigos e sou eternamente grato a todos.
OE – Como será sua atuação no Legislativo?
Neto da Farmácia – Pretendo atuar em todas as áreas e contribuir com a minha cidade. É um desafio muito grande, mas também pretendo contribuir com um pouco da minha experiência e conhecimento no setor da Saúde. Quero auxiliar o prefeito eleito Marco Citadini em projeto co-mo o fim do fura-fila, a informatização e modernização do atendimento na saúde e implantar um projeto que defendo há tempos, que é o de oferecer medicamentos controlados na Farmácia da Vila Aparecida e facilitar a distribuição de medicamentos aos usuários da zona rural.
OE – O que a população pode esperar do Neto como vereador?
Neto da Farmácia – Empenho e muito trabalho. A população poderá contar comigo para todas as horas. Quero ser um vereador presente e atuante e contribuir com aquilo que estiver ao meu alcance e dentro da legalidade.