Aprendendo a votar

No dia 04 de abril os alunos da Escola Antonia tiveram um dia de eleição, votaram escolhendo o novo Grêmio Estudantil. O período de campanha foi marcado por visitas as salas de aula com exposição de propostas, que foram da preocupação em manter a limpeza das salas até organização de passeios, orientações sobre saúde, trabalho e atividades esportivas.
Todo trabalho teve início no dia 11 de março quando se iniciou a divulgação nas salas do que é o grêmio e como participar desse colegiado. Após fazer o levantamento dos alunos interessados em participarem, foi feito uma reunião no dia 15 de março para detalhar os procedimentos para montar uma chapa e o respectivo papel de cada integrante. Em 16 de março as chapas foram organizadas, no período de 17 a 23 fizeram as campanhas junto aos colegas e também propagandas para serem afixadas no mural, totalizando, oito chapas concorrendo ao pleito.
Votaram 512 alunos: nulo – 37, branco – 33, PE Partido Escolar – 32, Dos Fiéis – 25, Team Work – 51, REI Renovação de uma escola Ideal – 56, PAZ Pelo Antonia Zelaremos – 69, TPPA Todos Prontos Para Agir – 41, POF – Planejar o Futuro – 20, RJ Revolução Jovem – 177.
A posse ocorreu no dia 18 de abril com a entrega de certificado e uma recepção com lanche.
Participar do Grêmio Estudantil é aprender a responsabilidade do voto e como organizar-se para defender os interesses na sociedade, pois é uma organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.
O Grêmio Estudantil é uma das primeiras oportunidades que os jovens têm de participar da sociedade. Com o Grêmio, os alunos têm voz na administração da escola, apresentando suas idéias e opiniões.
Para a diretora Maria do Carmo: “… são com atividades dessa natureza que estaremos formando em nossos alunos a consciência da cidadania, grandes lideres nasceram na escola, o Grêmio Estudantil é exercício da democracia, nosso país precisa de novos lideres e essa e a forma da escola contribuir…”.

Voto 1 - Página 12

Veja também