Capão Bonito realizou 1ª Virada Inclusiva

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Capão Bonito realizou a 1ª Virada Inclusiva na tarde do último sábado, 03 de dezembro, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e 7ª Virada Inclusiva Estadual.
A virada trouxe uma série de apresentações artísticas e culturais com participação de escolas e entidades.
O evento foi realizado no Centro de Convenções e contou com as participações das APAEs de Capão Bonito, Guapiara e Ribeirão Grande; CAMP – Centro de Atendimento Multifuncional Pedagógico; E.E. João Baptista do Amaral Vasconcellos; Clube de Libras Mãos que Falam – com a profa. Amanda Hussar; E.M. Elias Jorge Daniel – Projeto Eu falo Libras – profa. Luana Hussar; escola estadual Dr. Raul Venturelli – Educação Especial, música – Marly de Lourdes Cruz; dançarinos Danilo Fernando Lara (Daan Impactus) e Graziele da Silva Soares, poesia – Paulo César Ratinho e Luiz Carlos de Proença, Ballet – bailarina Mika de Oliveira e grafite – grafiteiro/writter – Luís Rodrigues.
Um dos destaques da programação da Virada foi a palestra “Caminhos para Efetivação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, com a advogada e secretária dos Negócios Jurídicos de Capão Bonito – dra. Telma Aparecida Rostelato, parceria com a OAB de Capão Bonito.
O vice-prefeito e prefeito eleito Marco Citadini prestigiou o evento e em discurso se colocou à disposição para avançar nas políticas públicas voltadas à inclusão.
“Me coloco à disposição do Conselho para discutirmos juntos as políticas públicas do município para uma inclusão cada vez maior dos portadores de deficiência de Capão Bonito”, ressaltou Citadini.
De acordo com membros do Conselho, o objetivo também foi informar à população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência.

O DIA
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992 e é comemorado no dia 03 de dezembro.
Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidade; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie programas e políticas que o afetem.
As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, sendo um dos princípios básicos dos Direitos Humanos, se inserindo no contexto mais amplo da promoção da igualdade.
Considerando a magnitude do tema, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – Conade – realizou uma campanha de sensibilização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de participar efetivamente da vida em sociedade.
Essa campanha visa conscientizar e estimular uma ação em direção à construção de uma sociedade inclusiva solidária, que possibilite igualdade de oportunidades.

Veja também