REPORTAGEM D’O EXPRESSO
As maiores temperaturas de Capão Bonito neste ano foram registradas logo no início do horário de verão. No último sábado, dia 16, antes mesmo dos relógios se adiantarem para o novo horário, os termômetros já registravam 34°, conforme levantamento do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
No domingo, a temperatura permaneceu acima do 30°, chegando a 33° entre às 14h00 e 15h00. No decorrer da semana, o calor continuou intenso com médias que também ultrapassaram os 30°. Na quinta-feira, dia 20, Capão Bonito registrou 32°.
De acordo ainda com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a temperatura deve baixar neste final de semana, com previsão máxima de 23° no sábado e 25° no domingo, dia 23. “As temperaturas continuarão elevadas, mas em geral não devem bater novos recordes”, disse o INPE em nota.
Mas a partir de segunda-feira, dia 24, os termômetros voltam a registrar alta, podendo chegar a 30° já na terça-feira, dia 25, com probabilidade mínima de chuva. O boletim do INPE explicou ainda que há possibilidade de alterações nos números com as novas medições.
Calor aquece o comércio
A temperatura elevada também contribui para o aquecimento de alguns setores do comércio varejista. Para fugir do calor, consumidores correm às lojas na procura por ventiladores. “Não está dando nem pra dormir. Eu não gosto de ventilador, mas não tem jeito”, disse a dona de casa Maria de Oliveira, de 53 anos.
Na tradicional filial da loja Pernambucanas em Capão Bonito, a venda de ventiladores aumentou 30% em apenas uma semana. “Estamos ainda na primeira semana de calor intenso e a tendência é aumentar”, relatou o gerente Diego Augusto, 31 anos.
Dicas
Para quem já tem o ventilador em casa, uma dica é combinar o aparelho com um vaporizador. “Aquela névoa que o vaporizador forma são pequenas gotas de água e essas gotículas vão evaporar no fluxo de ar gerado pelo ventilador. Quando essa gota evapora, ela rouba calor do ar, então ela vai esfriar 1°C ou 2°C, o que já é bastante interessante para diminuir a sensação térmica”, explicou o engenheiro Paulo Seleghim Junior, professor titular da Universidade de São Paulo (USP).
Com o tempo mais seco, sem muito vento e com a temperatura na casa dos 30°C, a sensação térmica pode passar dos 40°C.