O prefeito Julio Fernando confirmou que a Secretaria Municipal de Saúde colocará em funcionamento a partir do dia 03 de novembro na rede pública de saúde um mamógrafo.
O aparelho, avaliado em mais de R$ 140 mil, foi montado no Centro de Atenção a Mulher (CAM), no Jardim Vale Verde.
Foi necessário uma preparação especial e uma sala exclusiva para receber o aparelho. “Tivemos que adaptar uma sala no CAM completamente isolada para realização dos exames. Esta sala precisava atender a norma de Segurança Radiológica determinadas pela legislação vigente e descritas pela RDC 50 e Portaria 453 da Anvisa. Além disso, Capão Bonito precisou pedir autorização à Secretaria de Estado de Saúde para implantar o aparelho e também licitou e contratou empresa especializada para impressão dos exames.
O funcionamento do mamógrafo será um grande passo no sentido da prevenção e por que não dizer salvar vidas”, destacou a secretária de Saúde Ângela Maria Lisboa. O aparelho permitirá que exames sejam realizados em Capão Bonito, reduzindo filas e acelerando sensivelmente o atendimento.
O objetivo da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde também é criar um tipo de consórcio com outras cidades para facilitar a operação do mamógrafo em Capão Bonito.
Cidades vizinhas como Ribeirão Grande e Guapiara podem também ser beneficiadas.