Vice-prefeito eleito foi uma das revelações políticas na eleição de Capão Bonito

Reportagem d’O Expresso

Indicado pelo atual prefeito Julio Fernando e pelos partidos aliados para ser o candidato a vice-prefeito ao lado de Marco Citadini, Célio de Melo (Célio Cantor) aceitou o desafio e acabou se tornando uma das revelações da eleição capão-bonitense pela sua simplicidade, simpatia e o contato popular. Eleito vereador por dois mandatos consecutivos, a disputa majoritária deste ano foi a primeira de sua carreira política.
Apesar de hoje exercer uma respeitada função pública e ge-renciar uma prestadora de serviços mecânicos em Capão Bonito, a história de vida de Célio de Melo é exemplo de dedicação, fé e muito trabalho.
Nascido no município de Ribeira, divisa com o estado do Pa-raná, chegou a Capão Bonito aos 11 anos de idade. Para ajudar o orçamento familiar, começou a trabalhar ainda garoto e seu primeiro emprego foi como guarda-mirim na antiga Casa Consolmagno. Ainda na adolescência, trabalhou como empacotador no supermercado Cofesa e em seguida ingressou na antiga Distribuidora de Bebidas Antarctica, onde permaneceu por 24 anos e aprendeu a profissão que carrega até hoje, a de mecânico.
Como mecânico profissional também trabalhou na empresa Lubtil e hoje é dono de seu próprio negócio.

A Música
Célio de Melo tem outra importante característica que ultrapassa a atmosfera política. Sua voz não serviu apenas para complementar seus discursos políticos, mas para encantar e emocionar milhares de pessoas.
Para ele, o canto foi um “dom de Deus”, descoberto aos cinco anos de idade num pequeno coral de igreja. “Ainda recém-nascido, escapei de um grave problema de enfisema pulmonar e aos cinco anos de idade, meus pais descobriram esse dom de cantar. Foi, sem dúvida, uma obra divina”, conta.
Célio Cantor, assim conhecido pela maioria da população, é autodidata. Jamais frequentou aulas de canto ou de música e tem habilidade e afinidade com diversos instrumentos, mas seu preferido é o vilão, e com esse parceiro inseparável, venceu vários festivais de música.
Em sua coleção de prêmios musicais tem quatro títulos estaduais de música sacra e dois Fima (Festival Intermunicipal da Música Amadora), criado em Capão Bonito na década de 70 por um grupo de jovens liderado por Divanir Souza Queiroz. No extinto festival capão-bonitense, Célio interpretou músicas de Juraci B. Chagas e João Luiz Quirici.
A voz de Célio de Melo também é uma das mais requisitadas para cerimônias de casamento em toda a região e hoje, ele também comanda uma equipe de músicos para esse tipo de apresentação. “Hoje, de cada 10 casamentos, nos apresentamos em sete”, falou.
Ainda na música, integra uma dupla sertaneja ao lado do comerciante Acácio Brisola, Ribeira e Ribeirão, e também fez letra e mú-sica para todas as campanhas do atual prefeito Julio Fernando e Marco Citadini, incluindo o jingle vencedor de 2016.

A política
Célio de Melo ingressou na política a convite do atual prefeito Julio Fernando. Assinou sua ficha de filiação no PR (Partido da República) em 2007 e foi por essa legenda que venceu todas as eleições que disputou. Em 2008, se elegeu vereador com 1.216 votos, gastando na época apenas R$ 46,00. “Contei com a ajuda de alguns amigos para custear o combustível da minha Brasília, inclusive sou muito grato a minha amiga Sumie Baldissera. Gastei apenas R$ 46,00 e muita sola de sapato”, disse.
Nas eleições de 2012 se reelegeu para o Legislativo com 715 votos e assumiu a presidência da Câmara no biênio 2013-2014. Como vereador, conquistou vários recursos para obras de infra-estrutura e ainda liderou a apro-vação dos principais projetos enviados pela Prefeitura e que se transformaram em importantes conquistas para o município.
Vice-prefeito
Como vice-prefeito eleito, Célio de Melo pretende carregar o exemplo de atuação de seu companheiro de chapa Marco Citadini, que nos oito anos trabalhou lado a lado com o prefeito Julio Fernando no governo que realizou o maior programa de obras da história e elevou os índices de Gestão Municipal de Capão Bonito como os melhores da região. “Marco Citadini mudou a forma de atuação de vice-prefeito e com certeza, vou me espelhar em sua atuação para ser também um vice-prefeito atuante e que contribua com o município”, finalizou.

Veja também