Centro Dia do Idoso realiza sua 4ª Festa Junina

O Estado de São Paulo conta com 46 Centros Dia do Idoso (CDI) e 15 Centros de Convivência do Idoso (CCI) que fazem parte do Programa “SP Amigo do Idoso”, destinado às pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Dessas unidades, 19 realizaram Festa Junina com comidas típicas, violeiro, quadrilha, além de decoração temática criada pelos próprios idosos.
“Quermesses fazem parte da cultura brasileira e representam uma forma animada da dança popular, além de levar alegria e diversão aos idosos que são acolhidos pelo programa do Estado”, destaca o secretário de Assistência Social e coordenador do Centro Dia do Idoso de Capão Bonito, Pedro Paulo Galvão.
Em Capão Bonito, no Centro Dia a 4ª edição da festa foi realizada no último dia 1º de julho. Um grande número de idosos participou do evento que teve como destaque a animação.
“É muito bom poder participar de momentos de confraternização como este. Gostamos de estar com os amigos aqui para compartilhar as alegrias num ambiente muito acolhedor”, destacaram idosos que participaram da festa.
O prefeito Julio Fernando prestigiou a festa acompanhado do vice Marco Citadini, vereadores e demais convidados.
O prefeito, ao receber a certificação do governo do Estado – “Selo Amigo do Idoso” na festa, destacou as ações voltadas para melhorar a qualidade de vida dos idosos no município.
Quem também prestigiou a festa foi o deputado federal Guilherme Mussi, além dos vereadores da cidade de São Miguel Arcanjo – Paulo Ricardo da Silva e Elias Rodrigues de Paula.
Na festa o secretário Pedro Paulo Galvão também registrou agradecimentos à primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade – Regina Faia Dias pelo empenho na realização da já tradicional festa, além das equipes da secretaria, do Centro Dia Quero Vida e da Secretaria Municipal de Saúde.

Centro Dia do Idoso
Passeios, palestras, dinâmicas motivacionais e orientações de saúde são algumas das atividades realizadas pelo Centro Dia do Idoso, considerado um dos mais belos do Estado de São Paulo.
No local, os idosos participam gratuitamente das aulas de Educação Física, Dançaterapia e Fisioterapia Preventiva para controle e prevenção de doenças.
O local recebeu uma grande transformação na gestão do prefeito Julio Fernando e do vice Marco Citatini.
Em 2009, o local estava abandonado e prefeito e vice conseguiram recursos junto ao Governo do Estado para revitalizar completamente o local preservando os padrões arquitetônicos.
A inauguração do Centro Dia aconteceu em julho de 2012 e desde então Capão Bonito passou a ser uma das cidades considerada “Amiga dos Idosos” com inúmeras ações voltadas à terceira idade e com local específico.
Segundo o coordenador do Centro Dia, prof. Pedro Paulo Galvão, as aulas reúnem um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que ajudam a controlar sintomas como insônia, hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, depressão, dores articulares e musculares.
“As aulas também possibilitam maior flexibilidade do corpo, coordenação, concentração, melhora na postura, relaxamento muscular, diminuição de tensão, além de trabalhar a melhora da autoestima”, destaca o coordenador.
O Centro Dia acolhe aqueles idosos que não têm com quem ficar durante o período diurno.
O atendimento é das 8 às 17 horas de segunda à sexta-feira, exceto em feriados, para idosos com mais de 60 anos.

1

Veja também