Objetivo da tradição é manter viva a cultura do tropeirismo
A comitiva tropeira que saiu de Itararé, no dia 18, rumo a Sorocaba, foi recepcionada no último final de semana em Capão Bonito.
O grupo de tropeiros chegou na tarde de sábado, 21/05, quando foi recebido no bairro dos Proenças com apresentação cultural do Clube da Viola.
No domingo, 22/05, já no Recinto Pedro Braz das Chagas houve a apresentação de Eraldo Santana e Marcelo Violeiro e Paulinho e Tons da Terra.
Na manhã de segunda-feira, 23, o grupo saiu por volta das 7 horas rumo a São Miguel Arcanjo.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo João Bosco de Sá recepcionou o grupo ao lado do prefeito Julio Fernando e destacou a importância da cultura tropeira.
É a 11ª Tropeada Itararé-Sorocaba e a 49ª Semana do Tropeiro, que reconstituem a Rota Sul do Caminho das Tropas, aberta a partir do final do século XVIII. O objetivo é manter viva a cultura do tropeirismo.
Homens em cavalos, burros e mulas passaram por nove cidades até chegar a Sorocaba, neste sábado, 28 de maio. Foram cerca de 400 quilômetros percorridos, cortando os municípios de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Pilar do Sul, Piedade e Votorantim.
Para encerrar a 49ª Semana do Tropeiro na manhã deste domingo, 29 de maio, ocorrerá em Sorocaba o tradicional Desfile do Tropeiro.