Programa Via Rápida Emprego qualifica mão-de-obra em Capão Bonito

O programa Via Rápida Emprego, conquistado pelo vereador Matheus Francatto (PR) e com apoio da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), está oferecendo três cursos gratuitos – Mecânica de Automóveis, Mecânica de Freio e Motor, e Elétrica – qualificando a mão-de-obra no município de Capão Bonito.
As aulas estão sendo realizadas em três turnos na Unidade Móvel adaptada com sala de aula e laboratórios técnicos instalada na praça Cunha Bueno, em frente ao Paço Municipal João Santos Filho.
De acordo com o vereador e presidente do Legislativo, Matheus Francatto, nesse primeiro momento foram disponibilizadas 60 vagas, sendo 20 por turma, mas segundo ele, devido a grande procura, com mais de 180 inscritos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo está estudando a possibilidade de enviar novos cursos para os próximos meses.
Francatto afirmou que o objetivo do programa é oferecer capacitação profissional para que as pessoas se qualifiquem e se preparem para as exigências do mercado de trabalho.
O vereador explicou ainda que a aulas são presenciais e de curta duração.
“É um programa inclusivo e não tem vestibular. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir na cidade beneficiada. A seleção será feita pela própria Secretaria, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado”, esclareceu Francatto.
Na aula inaugural do curso, Matheus Francatto falou sobre a importância da qualificação profissional como diferencial no ingresso ao mercado de trabalho.
“Em momentos de contenção de custos, as empresas buscam cada vez mais por profissionais já preparados e qualificados, pois se o candidato precisar de mais preparo após ser empregado, a contratação acaba sendo mais cara. Por isso, preparar-se de antemão e chegar ao mercado o mais pronto possível, deixa o profissional mais perto de conquistar uma vaga”, comentou.

Veja também