REPORTAGEM O EXPRESSO
A corrida eleitoral de 2016 começou no último sábado, dia 30, com a realização das convenções partidárias que definiram as coligações e os candidatos a prefeito, vice e vereadores.
O Partido Progressista foi o único que antecipou a convenção para o dia 23, confirmando a chapa majoritária com Paulo Silveira candidato a prefeito e Abner Silveira candidato a vice-prefeito.
Marco Citadini e Célio de Melo
O grupo da situação liderado pelo prefeito Julio Fernando, oficializou a candidatura a prefeito de Marco Citadini (PTB), atual vice-prefeito do município, e do vereador Célio de Melo (PR), em convenção realizada no último sábado, dia 30, na escola Oscar Kurtz Camargo.
O evento contou ainda com a presença do deputado estadual Edson Giriboni (PV), que reafirmou o seu compromisso com o candidato a prefeito Marco Citadini.
“Alguém dúvida da competência e da honestidade do Marco Citadini? É, sem dúvida, o mais preparado para a função. Tem espírito público e não leva a política como profissão”, disse.
O time situacionista terá ainda três coligações para vereador: PTB, PCdoB e PHS, PR e DEM, e PV, PSC e PPS, somando um total de 61 candidatos.
Em sua fala, Marco Citadini destacou os avanços e transformações de Capão Bonito nos últimos anos que levou a cidade a se tornar referência nos setores da Educação, Saúde, Infraestru-tura e Gestão Fiscal. “Recuperamos o crédito e a situação financeira da prefeitura. Temos hoje a melhor Educação, e a melhor Gestão Fiscal da região. Capão Bonito vive hoje o seu melhor momento e não podemos parar esse processo de desenvolvimento. Vamos avançar na geração de emprego e renda e no setor da saúde”, falou.
Paulo Silveira e Abner Silveira
A oposição deu início as suas convenções com o evento do PP que foi realizado no Centro de Convenções, na praça Cunha Bueno, e definiu também as coligações de candidatos a vereador.
De acordo com o pré-candidato a prefeito Paulo Eduardo da Silveira, serão 78 candidatos a vereador divididos em três coligações PP e PROS, PSD e PSL e PSB e PTN.
Silveira afirmou ainda que sua campanha será pautada na geração de emprego através do fortalecimento de cadeias produtivas e investimentos na infraestrutura do Distrito Industrial II e na Saúde, com ampliação das especialidades médicas e modernização do setor.
O candidato a prefeito pelo PP está em seu terceiro mandato como vereador e possui uma forte atuação no setor da Saúde com agendamento de exames, consultas e encaminhamentos. Paulo Silveira também já foi candidato a vice-prefeito o lado do ex-prefeito Junior Tallarico e sua candidatura tem o apoio do deputado federal Guilherme Mussi.
Emerson Cruz e Nelson Adão
O também oposicionista do PEN foi o segundo partido a definir os candidatos que disputarão a prefeitura e cadeiras no Poder Legislativo.
A convenção da legenda foi realizada no domingo, dia 24, confirmando a candidatura majoritária de Emerson Cruz e Nelson Adão, ambos ligados ao setor empresarial de Transporte.
O partido lançará apenas três candidatos a vereador, correndo o risco desta forma de não atingir o quociente eleitoral.
Nas eleições de 2012, o quociente foi de 1.988 votos. Esse número é obtido pela divisão do total de votos válidos apurados pelo número de vagas a serem preenchidas.
Emerson Cruz é presidente da Cooperativa de Transportes e em 2014 disputou o cargo de deputado estadual pelo PEN, obtendo 958 votos. Em entrevista ao O Expresso, disse que defenderá a abertura de um núcleo regional de Transportes em Capão Bonito para fortalecer a economia local e aumentar a oferta de empregos.
Roberto Tamura e Padre Marcos
O ex-prefeito Roberto Tamura, que governou o município entre os anos de 1997 a 2004, tenta novamente retornar à política capão-bonitense depois de atuar em diversos cargos de confiança na prefeitura da capital paulista, onde trabalhou como subprefeito e superintendente do Serviço Funerário, no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa. Sua última função foi no Conselho Fiscal do Metrô.
A convenção do PSDB também foi realizada no sábado, dia 30, na sede do partido, na praça Rui Barbosa.
Além de Tamura, o encontro partidário definiu o nome do padre Marcos de Campos como candidato a vice-prefeito, e uma chapa de 20 candidatos a vereador na coligação PSDB-PRB.
Roberto Tamura é advogado, mas não prolongou sua atividade profissional e preferiu consolidar sua carreira na política. Antes de se tornar prefeito de Capão Bonito, atuou como chefe de gabinete, assessor de deputado e vereador.
Moacir Tomate e Cida Brasil
Apesar de viver o seu pior momento da história, o PT terá candidatura própria em Capão Bonito.
Os altos índices de rejeição ao partido não foram obstáculos para os petistas capão-bonitenses. A legenda realizou sua convenção no sábado, dia 30, em sua sede, na avenida Elias Jorge Daniel, na Vila Aparecida, definindo as candidaturas de Moacir Tomate a prefeito e Cida Brasil a vice-prefeita.
O PT também terá 12 candidatos a vereador. Segundo o secretário do partido, Edson Lima, a campanha petista em Capão Bonito será voltada em projetos sociais do Governo Federal e em propostas de geração de emprego e renda. “Capão Bonito recebeu muito recurso federal durante os Governos Lula e Dilma e vamos mostrar isso à população”, enfatizou.
Lima afirmou ainda que a candidatura do PT defenderá bandeiras como agroindústria, geração de emprego e renda através do cooperativismo e programas voltados à agricultura familiar.
Será a segunda disputa a prefeito de Moacir Tomate.
No ano de 1992, então filiado ao PDT, Tomate concorreu a prefeito enfrentando o ex-prefeito Hélio de Souza, e os empresários Jaime Tozzo, Inocêncio Costa e Caio Almeida.
Gerson Hussar e José Maria Nunes
O investigador de polícia Gerson Hussar tentará pela terceira vez chegar ao comando da prefeitura de Capão Bonito.
A convenção do PMDB que definiu sua candidatura e a de José Maria Nunes a vice-prefeito, foi realizada também no sábado, dia 30, no Hotel El Safadi.
O evento oficializou ainda as 52 candidaturas a vereador do PMDB, PMB, Solidariedade, PPL, PDT, PRTB e PMN.
Gerson Hussar iniciou sua carreira política em 1996. Foi vereador, presidente da Câmara por dois mandatos, vice-prefeito, candidato a prefeito em 2000 e 2012 e prefeito do município por dois dias na gestão Junior Tallarico de quem terá o apoio nesta eleição.