CreArte incentiva a cultura por meio de ações educativas

A segunda edição do CreArte aconteceu no dia 21 de dezembro no Centro de Convenções de Capão Bonito.
O evento para encerramento do ano contou apresentação do teatro “Um conto de Natal” e coral com músicas natalinas.
O Projeto CreArte tem por objetivo promover de forma gratuita a manifestação cultural por meio de ações educa-tivas.
O projeto realiza oficinas de artes nas modalidades de artesanato, pintura, teatro, música e escultura em argila priori-zandoo acesso de crianças na faixa etária de 06 a 14 anos em estado de vulnerabilidade social.
Segundo representantes do CREAR, o Projeto CreArte oferece aos seus participantes, além de oficinas práticas e teóricas, atendimento socioeducativo e socioassistencial.

Sobre o Crear
Em 1998, Capão Bonito recebeu uma jovem vinda da Alemanha, chamada Peggy Rische, que escolheu o CREAR para realizar seu estágio para a conclusão do curso de Pedagogia Social e Curativa.
Seu estágio foi de um ano, e ela apresentou para a Universidade da Alemanha, a mono-grafia baseada nesse trabalho realizado no CREAR, que além de lhe dar o reconhecimento de seu curso pela universidade, promoveu também o CREAR para diversas pessoas na Alemanha.
Alemães sensibilizados com a realidade da entidade e da comunidade assistida, se mobilizaram e no ano de 2000, aprovaram uma parceria para a cons-trução de novas salas no CREAR e para uma ajuda na manutenção mensal da entidade.
Em 2001, as salas novas estavam prontas e mobiliadas, e o CREAR passou a atender diariamente112 crianças e 72 jovens que recebem atividades pedagógicas, culturais, artísticas, recreativas, de alimentação e de higiene.
“Todas essas atividades são desenvolvidas buscando es-timular as crianças e jovens a se tornarem capazes, independentes, felizes e responsáveis pelos seus atos e pela comunidade”, destacam os coordenadores.
Em 2003, num movimento de funcionários da VCP – Votorantim Celulose e Papel, foi construído em um sábado um barracão no CREAR e com a participação da empresa, houve a doação de um viveiro e de uma estufa de mudas.
No ano de 2005, foi via-bilizado o atendimento a mais um grupo de adolescentes de 15 a 17 anos, em atividades voltadas ao desenvolvimento de consciência ecológica, respeito ao meio ambiente, vivências em horta no sistema orgânico, com atividades teóricas e práticas, bem como vivências em estufa e em viveiro.
Nos anos de 2006, 2007 e 2008, através do projeto REDESCobrindo a Infância, patrocinado pela Petrobrás, foi possível ao CREAR, em conjunto com as entidades CASCB – Centro de Assistência Social de Capão Bonito, Centro Comunitário Metodista de Capão Bonito e LDM – Legionários na Defesa do Menor, proporcionar cursos de capacitação ao funcionários, com o objetivo de melhorar o atendimento às crianças e aos adolescentes.
Nos últimos anos, a entidade continuou avançando com vários projetos e com apoio da Prefeitura Municipal.

Veja também