Educação de Capão Bonito aumenta pontuação no Ideb

O Ministério da Educação divulgou no último dia 08 de setembro o relatório do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que se tornou um reconhecido termômetro da educação nacional.
Segundo especialistas, o que preocupa no IDEB é o índice de reprovação e os gestores devem saber que o índice de repetência é um problema que atrapalha o município, não apenas o IDEB. Ou seja, repetência custa caro ao município e ao aluno.
O relatório divulgado mostrou que houve avanços positivos no setor educacional de Capão Bonito.
A rede municipal conseguiu aumentar sua pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, atingindo a maior nota dos últimos anos na 4ª série/5º ano.
Para a secretária municipal de Educação de Capão Bonito, profa. Cláudia Maria Ferreira Miyamoto, a maneira correta de fazer isso é começar pela base, organizar o sistema de ensino e assegurar que o aluno aprenda o que precisa em cada série.
“Nenhuma ação isolada irá mudar a Educação. Algumas ações isoladas podem ser eficazes para corrigir problemas pontuais. O importante é escolher problemas relevantes, que podem ser resolvidos e cujo processo de solução abra espaço para introduzir outras mudanças”, destacou a secretária ao apresentar os dados do IDEB 2015 da rede pública de ensino de Capão Bonito.
De acordo com o relatório, o IDEB de Capão Bonito nas séries do 4º e 5º ano que foi de 5.6 em 2013, em 2015 alcançou a pontuação de 6.6. Já o índice das séries do 8º e 9º, que foi de 4.8 em 2013, subiu para 5.2 em 2015.
Duas escolas da rede, a Escola Municipal “Profa. Isolina Leonel Ferreira”, no Jardim Helena, e Jacyra Landim Stori, área central, se destacaram com maior nota e atingiram com sobra a meta projetada para o ano de 2015. A escola Isolina Ferreira obteve nota 7.0, enquanto a meta era 6.1.
Já a escola Jacyra Landim Stori ficou com a melhor nota – 7.6, enquanto a meta era 6.8.
Para se ter uma ideia do resultado da Jacyra, a escola atingiu a meta com sobra projetada para 2021 de 7.4
Nas escolas Akiko Ikeda, na Vila Santa Rosa, Governador André Franco Montoro, Elias Jorge Daniel, na Vila Aparecida, Maria da Conceição Lucas Miel-dazis, Oscar Kurtz Camargo e Monsenhor Pedro José Vieira também melhoram suas notas.
A direção da Jacyra, escola centenária do município, creditou o bom resultado ao esforço de professores para extrair sempre o melhor de cada aluno.

Evolução também
na 8ªsérie/9ºano
Outro destaque do relatório foi a evolução da 8ª série – 9º ano do município.
Em 2013, Capão Bonito obteve a nota 4.8, e em 2015 subiu para 5.2, ficando bem próximo da meta de 5.6.
Escolas como “Governador André Franco Montoro”, no distrito do Turvo dos Almeida, Faustino Cesarino Barreto, Maria da Conceição Lucas Mieldazis e Oscar Kurtz Camargo melhoram suas notas.
A Faustino Cesarino Barreto, por exemplo, melhorou sua nota de 4.0 em 2013 para 4.8 em 2015.
A André Franco Montoro de 4.9 para 5.6, atingindo a meta que era de 5.5.
A Oscar Kurtz Camargo melhorou também a nota de 5.8 para 6.2, também atingindo a meta.
“Tudo é fruto de trabalho em conjunto, com destaque para capacitação e esforço dos professores. Mesmo nas escolas que ainda não atingiram a meta na 8ª série – 9º ano notamos uma evolução crescente e com certeza os resultados serão positivos nos próximos anos”, afirmou a secretária Cláudia Miyamoto.
Para o prefeito Julio Fernando, o crescimento no IDEB de Capão Bonito reforça o que foi mostrado pelo jornal Folha de São Paulo, através de um mapa detalhado sobre o nível de eficiência das gestões dos municípios brasileiros.
“Tal estudo apontou que em Capão Bonito é investido mais que a média nacional na área da Educação”, destacou o prefeito.

O IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um só indicador, dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

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