A grande final da “Taça Zé Mineiro”, 1º Campeonato da Liga Ribeirão-Grandense de Times de Futebol, aconteceu no último domingo, 31/07.
Nas preliminares duas equipes infantis – Boa Vista e J. César – disputaram o segundo jogo do “Troféu J. César”.
Depois de ser derrotado por goleada no domingo passado, foi a vez do J. César devolver o saldo ao Boa Vista, fazendo 5 a 1. A decisão foi para os pênaltis e o J. César conseguiu a vitória, ficando com o troféu.
Logo depois, Brandinos e Barsemlona decidiram quem ficaria com o 3º lugar da Liga.
Ao fim da partida, o Bar-semlona assinalava 2 x 0 no placar, com gols de Claudinei e Leandro, ficando com a 3ª posição. O Brandinos terminou a competição em 4º lugar.
A decisão
No início da tarde teve início a partida decisiva entre Barreiro e Ferreira dos Matos.
Após entrada dos times em campo, cantou-se o Hino Nacional e os times se prepararam para o confronto.
O time do Barreiro iniciou o jogo melhor postado em campo e levava perigo com as bolas rápidas do veloz Tambiú e do Mago Bico. Mas o Ferreira demonstrava bom preparo físico e habilidade para conter o ímpeto do adversário.
No primeiro tempo, o Barreiro levou mais perigo e obrigou o goleiro Luciano a fazer grandes defesas, já o Ferreira tentava se aproveitar da habilidade para ficar com a bola.
Nê, Vander e Douglas formavam um trio de categoria no Ferreira e assustavam o adversário com jogadas bem trabalhadas. Na zaga do Barreiro, o zagueiro Cride se destacou pelas bolas roubadas. No segundo tempo, sob o calor da tarde e da torcida, o Ferreira parece ter voltado mais ligado e se aproveitou do cansaço do Barreiro para chegar com mais perigo ao gol. O time fez vários disparos contra a meta do arqueiro Sthéfano, mas poucos acertaram o alvo.
O Barreiro conseguia levar perigo quando tinha bola parada e em uma das investidas de escanteio obrigou Luciano a praticar novo milagre ao defender um ataque de cabeça, o goleiro foi o nome do jogo.
O tempo ia passando e o confronto ficou tenso no fim. As duas equipes se viam no lucro com o empate. Sem mexer no placar, a partida terminou empatada e a decisão foi para os pênaltis. O Barreiro começou batendo e Luciano defendeu cobrança de Edson.
O Ferreira também desperdiçou com Douglas, que parou nas mãos de Sthéfano.
O Barreiro novamente perdeu, dessa vez Beiço ficou na trave. Banquinho acertou e colocou o Ferreira na frente.
Reinaldo Shep e Tambiú converteram para o Barreiro, enquanto Alex guardou o dele, mas Marcos desperdiçou outro para o Ferreira, deixando tudo igual. Nas últimas cobranças, Walter Objeto bateu cruzado para fora e coube a Vander bater para fazer o gol do título do Ferreira dos Matos, levando a torcida ao delírio, numa comemoração empolgante e merecedora de aplausos.
Ferreira dos Matos primeiro campeão da Liga, vencedor da Taça Zé Mineiro.
Colaboração: Afonso Gabriel Xitão