Luiz Felipe D’Ávila, Gerotto e D’Ávila Advogados
Quem recebe algum benefício do INSS já deve saber que o instituto estava realizando a prova de vida a partir do cruzamento de dados desde 2023.
No entanto, em 2024 o instituto não conseguiu rastrear de forma efetiva os dados de mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas.
Isso aconteceu com os beneficiários nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Agora, eles estão sendo chamados para comprovar que estão vivos, para que possam continuar recebendo seus benefícios em 2024.
E como descobrir se esse é o seu caso? É só ficar atento aos avisos do INSS, que serão feitos de 3 formas: por mensagem no aplicativo “Meu INSS”, mensagem do número 135 e mensagem do próprio banco onde você recebe o benefício.
Mas atenção: os golpistas não perdem tempo e já estão se aproveitando do medo das pessoas de perder o benefício para conseguirem dados bancários e aplicar golpes. Por isso, siga essas dicas de segurança para se proteger:
1) Confira se o seu aplicativo “Meu INSS” está instalado no celular e se as notificações estão ativadas. É por lá que você vai receber os comunicados oficiais;
2) Quando receber um SMS sobre o assunto, confira se o número é o 135 e só abra se for esse. Além disso, desconfie de mensagens contendo links para você clicar;
3) Se receber algum contato de alguém que você não conhece dizendo ser do seu banco, não forneça seus dados por telefone e prefira ir pessoalmente à agência.
Caso seja convocado pelo INSS, você terá 60 dias pra fazer a prova de vida. Ela pode ser feita pelo site ou aplicativo “Meu INSS” (usando seu celular/computador) ou, para quem prefere, de forma presencial. Basta comparecer a uma agência do INSS ou ao banco onde você recebe o benefício, com um documento de identificação com foto.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para você nesse momento! Em caso de dúvidas, não deixe de procurar auxílio jurídico especializado.