Investimentos na Educação colocam Capão Bonito no topo do ranking regional

Um dos principais avanços conquistados por Capão Bonito nos últimos sete anos está concentrado no setor de Educação, conforme aponta o estudo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) criado pelo Programa das Nações Unidas. De acordo com o IDHM, a Educação de Capão Bonito passou de nível “baixo” para “alto”, alcançado a nota 0,679.
Essa evolução coloca Capão Bonito no topo do ranking regional de Educação, superando, inclusive, cidades com maior concentração populacional co-mo Itapeva. Os índices educacionais do município melhoraram em todas as faixas etárias, a começar pelos anos iniciais da vida estudantil.
Conforme o Programa das Nações Unidas, no ano 2000, apenas 47% das crianças entre 5 a 6 anos frequentavam a escola e um dos problemas para essa evasão de 53% nessa faixa etária estava na falta de creches e unidades escolares voltadas ao Ensino Infantil.
Para solucionar a questão e aumentar o índice de alunos entre 5 a 6 anos na rede municipal, a atual administração municipal, comandada pelo prefeito Julio Fernando e pelo vice Marco Citadini, criou um programa especial para aumentar a oferta de vagas.
Com a criação e execução do Plano Municipal de Construção de Unidades Escolares, Capão Bonito aumentou o índice de frequência de alunos entre 5 a 6 anos de 47% para 91,10%.
De acordo com a Prefeitura, em sete anos e meio, foram construídas Unidades de Ensino Infantil em diversos bairros da cidade como Jardim Alvorada, Nova Capão Bonito, Jardim Europa, Vila Aparecida e Jardim Boa Esperança. O município também promoveu reformas e ampliações nas creches Anair Bestel e Leoni da Silva Lopes, ambas na vila Aparecida, nas escolas Samuel Messias de Freitas, localizada na vila Nova Capão Bonito, na Recanto Maria Lírio Tallarico, na Jornalista José Carlos Tallarico, no Jardim Vale Verde, na Mosenhor Pedro José Vieira na Vila Brasil e São José, na Faustino Cesarino Barreto no Jardim Europa, e na recém-reinaugurada escola Iso-lina Leonel Ferreira no Jardim Helena.
Além disso, o município deverá entregar mais três unidades de Ensino Infantil nos bairros Vila Maria, Bela Vista e Jardim São Francisco. Na zona rural, a prefeitura investiu na ampliação da escola da Ana Benta, que também atende alunos entre 5 a 6 anos, investiu na reforma da escola André Franco Montoro, en-tre outras.
Está também em andamento, a construção de uma nova escola de alto padrão no bairro Nova Capão Bonito, avaliada em R$ 6 milhões, e que atenderá estudantes de sete bairros da cidade e da zona rural.
O IDH Educacional de Capão Bonito ainda apresenta avanços nas faixas etárias de 11 a 13 anos. Segundo o levantamento, as novas políticas de investimento na Educação adotada pelo atual Governo Municipal, conseguiram aumentar a porcentagem de alunos que chegam aos anos finais do Ensino Fundamental, passando de 74% para 98%.
O índice de frequência regular dos alunos entre 6 a 14 anos no Ensino Fundamental também apresentou evolução, chegando a 79%.

Creches de Capão Bonito tem padrão de escola particular, diz Abrinq
A política educacional adotada pelo atual Governo Municipal e os avanços na qualidade de ensino também foram reconhecidos pela Fundação Abrinq, que pela segunda vez, Capão Bonito está entre os 100 municípios bra-sileiros que melhoraram a vida da criança e do adolescente.
O estudo foi elaborado com base nos dados e ações entre os anos de 2013 a 2016. “O prêmio Prefeito Amigo da Criança é um reconhecimento aos gestores municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes”, afirmou a gerente executiva da Abrinq – Denise Cesário.
Segundo a Abrinq, as Unidades Escolares de Ensino Infantil construídas no segundo mandato do prefeito Julio Fernando e do vice-prefeito Marco Citadini têm padrão de “escola particular”.
Técnicos da fundação também relataram que Capão Bonito “praticamente zerou o déficit de vagas em creches”.
Para a prefeitura, com a entrega das novas unidades na Vila Maria, no Jardim São Francisco e na Vila Santa Isabel, o município deve acabar com o déficit de vagas em creches.
Para o prefeito Julio Fernando, o prêmio da Abrinq é um sentimento de “dever cumprido” e o reconhecimento de uma equipe de qualidade. “Estou com o sentimento de dever cumprido ao ser comunicado do segundo Prêmio Prefeito Amigo da Criança depois de avaliação técnica e auditoria da Abrinq. A nova premiação mostra que Capão Bonito ao lado de grandes cidades está no caminho certo e precisa continuar assim. O prêmio é um estímulo para todos nós continuarmos avançando no preparo para o futuro das nossas crianças e adolescentes.
Assim, como fiz no primeiro prêmio, dedico ele aos companheiros que estiveram comigo nos últimos anos trabalhando por uma cidade melhor. Esse será o nosso legado administrativo”, disse.

Veja também