O Ministério Público da Comarca de Capão Bonito está investigando a denúncia feita por vários médicos e por vereadores da oposição sobre o atraso no pagamento de salários de profissionais da saúde na cidade de Guapiara.
Esta semana, o MP se reuniu com a prefeitura e o Instituto Santa Dulce, que faz a gestão da saúde no município, questionando as denúncias de atraso no pagamento de salários aos profissionais da saúde e também solicitou informações sobre o atendimento à população, de acordo com o Portal G1.
Nos últimos dias, o Jornal O Expresso recebeu e publicou pelo menos quatro vídeos de profissionais médicos que atuaram no setor de saúde do município e que denunciaram atrasos nos pagamentos dos salários desde outubro de 2024. Os médicos também criticaram as condições de trabalho e cobraram do prefeito Matheus Freitas, do PP, e de vereadores uma explicação sobre o não repasse de recursos para quitação dos débitos.
Desde o começo do atual mandato, os quatro vereadores da oposição de Guapiara têm cobrado informações da prefeitura sobre os atrasos nos salários para os funcionários que atuam no setor da saúde, especificamente os que atuam através da organização social Instituto Santa Dulce.
O vereador Flávio Menk, do Podemos, chegou a protocolar um pedido de investigação junto ao Ministério Público da Comarca de Capão Bonito depois que requerimento da bancada da oposição foi barrado pelos vereadores que apoiam o prefeito.
Prefeitura rompe com o Instituto Santa Dulce
A prefeitura de Guapiara informou que estava fazendo, na quarta-feira, dia 19, a rescisão unilateral do contrato com o Instituto Santa Dulce por descumprimento de obrigações contratuais. Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada devido ter ocorrido a paralisação não comunicada dos serviços em diversas unidades que prejudicaram o atendimento à população.
A administração municipal ainda informou que abriu um processo administrativo e que os eventuais valores a serem pagos ou retidos pelo município só serão apurados ao final deste processo. Pelo Portal Transparência da prefeitura está empenhado desde janeiro de 2025 mais de 2 milhões de reais para pagamento ao Instituto Santa Dulce, mas foram repassados até agora somente 345 mil reais. O escritório do Instituto já foi fechado na cidade e alguns servidores foram convocados para preparar a transferência para outra organização social, que seria da região de Campinas.
Para políticos da oposição, a estratégia do governo municipal visa jogar a culpa no Santa Dulce e fazer com que a dívida seja colocada em precatório para ser paga e que serão deixadas para os próximos gestores e com isso a atual administração teria um alívio no caixa.