As ligações entre as cidades da região de Sorocaba com DDD 15 serão tarifadas como chamadas locais a partir de 30 de outubro, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A alteração contempla municípios que agora fazem parte da chamada Área Local de Sorocaba, sendo eles: Alambari, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Capão Bonito Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Itapetininga, Iperó, Jumirim, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim. Ficam de fora da alteração as cidades com DDD 11, como Itu, Salto, Alumínio, Araçariguama, São Roque e Mairinque.
O preço pago por cada assinante vai depender do plano que tenha contratado junto à sua prestadora. Na prática, as chamadas destinadas a cidades da região (que possuam o mesmo DDD) deixam de ser de longa distância e serão cobradas como chamadas locais. Segundo a Anatel, uma revisão de áreas locais foi realizada em 2016, beneficiando os habitantes de 587 cidades, graças à incorporação de 36 novas regiões metropolitanas.
Em novembro de 2015, a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), anunciou que havia pedido a mudança para a Anatel e que a alteração passaria a valer até abril deste ano. Contudo, a agência informou que a Resolução nº 666/2016, autorizando a medida, foi aprovada em 2 de maio de 2016, para vigência em 180 dias, ou seja, entra em vigor no dia 30 de outubro.