Novo espaço cultural foi inaugurado em Capão Bonito

No último dia 20 de abril foi inaugurado em Capão Bonito o Pandora Espaço Cultural Livre.
O local foi criado com o objetivo de ser um espaço para todas as iniciativas artísticas e expressões culturais.
Segundo Thiago André Molina Moreira, da equipe Pandora, a criação do espaço levou em conta uma comunidade artística crescente, que busca cada vez mais oportunidades e facilidades para estudar, praticar e dar os primeiros passos artísticos como o anseio de transformar suas atividades em profissão.
“O Projeto Pandora quer criar oportunidades para valorização e profissionalização dos artistas locais aproximando estes a produtores artísticos, instituições artísticas de renome e dando oportunidade de mostrar seus trabalhos a ‘olheiros’ e ‘caça-talentos’ da área artística. O projeto também propõe estruturar o serviço de secretaria de representação artística pública, com a capacidade de buscar, negociar, manter contato e aproximar as instituições, projetos, entidades e pessoas já consolidadas ao meio artístico. Resguardando as diferenças, pode-se dizer que o projeto é a semente que pretende oferecer aos artistas locais o que o Sebrae oferece aos empreendedores”, explicou Thiago Moreira, que agradeceu o apoio de sua família na iniciativa.
Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, prof. Alexandre Mendes, o Espaço Pandora é realmente um escritório físico para fomentar a cultura em Capão Bonito.
“Somos carentes de espaços que estimulem a cultura. O Thiago e a equipe Pandora são visionários e não tenho dúvidas que o projeto proporcionará grandes resultados”, afirmou Alexandre Mendes acompanhado de alunos do curso de teatro do Projeto Ponto de Cultura.
Conforme ainda a equipe Pandora, o público alvo do projeto são todas as pessoas residentes em Capão Bonito interessadas em ingressar no mercado artístico, profissionalizar suas atividades, ou oferecer serviços e produtos relacionados ao mercado artístico.

Clube do xadrez
No Espaço Pandora o destaque é a visão democrática às mais diversas manifestações culturais.
O xadrez também ganhou um espaço especial e através da iniciativa do médico e ex-prefeito de Capão Bonito – dr. Hélio de Souza, um dos grande enxadristas do município reativou o Clube do Xadrez.
Ou seja, a partir de agora, a cidade também ganhou um importante espaço para quem gosta do xadrez trocar informações, aprender mais sobre as estratégias e difundi-lo.
Dr. Hélio de Souza, inclusive, fez uma homenagem especial descerrando uma placa lembrando a morte do legendário mestre de xadrez Miguel Najdorf, pseudônimo de Mieczyslaw Najdorf, que faleceu em 4 de julho de 1997, em Málaga, Espanha.
“Najdorf foi um célebre enxadrista de origem polaca nacionalizado argentino, que alcançou o título de Grande Mestre, outorgado pela FIDE. Sua mais importante contribuição para a teoria das aberturas em partidas de xadrez é a variante Najdorf da Defesa Siciliana, sendo considerada um dos sistemas mais populares no enxadrismo moderno. Najdorf foi também um respeitado jornalista que escrevia uma coluna popular sobre xadrez no jornal Buenos Aires Clarin. No Pandora também o xadrez ganhou um espaço espe-cial”, afirmou dr. Hélio de Souza.

SERVIÇO:
Pandora – Espaço Cultural Livre
Rua Carmo Isaac, 83 – Parque das Águas
Telefone – (15) 99757-5722 – 15-3543-2344

Veja também