O 1º Distrito Policial de Capão Bonito e a Delegacia de Polícia de Guapiara realizaram uma operação em conjunto de combate a caçadores ilegais em Capão Bonito na última quarta-feira, 22/06. Segundo o delegado Hélio Edson de Souza Júnior, o objetivo da operação foi o combate a crimes ambientais, crimes contra o sistema nacional de armas de fogo e crimes de crueldade e maus-tratos contra animais silvestres e domésticos.
Na operação foram cumpridos mandados judiciais de busca domiciliar expedidos pela 1ª Vara Criminal de Capão Bonito.
As buscas resultaram nas prisões de dois homens que foram indiciados, bem como a apreensão de uma arma de fogo (espingarda calibre 28), munições, apetrechos para recarga de munição, pólvora, acessórios, um telefone celular, entre outros objetos. Na residência do indiciado S.C.S. foram encontrados munições de arma de fogo e apetrechos para recarga. Também foi localizado na residência um registro de arma de fogo.
“Diligências desenvolvidas pela equipe apurou que o indiciado ocultava a referida arma de fogo num sítio localizado no bairro Boa Vista, distante 23 quilômetros da cidade, residência de outro homem identificado como E.L. A equipe se deslocou e encontrou a referida arma de fogo e mais munições e apetrechos”, informou o delegado Hélio Edson Júnior que destacou a importância de operações como esta para inibir a caça ilegal em áreas de preservação.
Ambos os acusados receberam voz de prisão pelo crime de posse ilegal de arma de fogo (em co-autoria).
O delegado Hélio Edson Júnior determinou ainda a elaboração do auto de prisão em flagrante delito, tendo arbitrado fiança criminal aos autuados.