O prefeito de Capão Bonito, Julio Fernando Galvão Dias, e o presidente da Câmara, Matheus Francatto, participaram na tarde de terça-feira, 09/08, de uma audiência na Secretaria Estadual de Segurança Pública com o secretário Mágino Alves Barbosa Filho.
A audiência foi agendada pelo deputado estadual Edson Giriboni (PV) que também acompanhou os representantes de Capão Bonito, a pedido dos políticos locais, que estão preocupados com os índices de segurança e principalmente com o déficit de policiais civis e militares no município. Além da reivindicação de mais efetivo, outros dois assuntos também estiveram em pauta na reunião – a assinatura do convênio da Atividade Delegada e a implantação de um canil na Companhia da Polícia Militar de Capão Bonito.
Segundo o prefeito Julio Fernando, já existe a lei regulamentando a Atividade Delegada em Capão Bonito e dotação orçamentária para sua efetiva implantação ainda no exercício 2016.
“O nosso objetivo é implantar efetivamente o Programa Atividade Delegada para ampliar as ações de fiscalização de trânsito na cidade e também de segurança pública”, justificou o prefeito.
O Programa Atividade Delegada é um convênio entre prefeitura, Governo do Estado e Polícia Militar.
Os policiais da cidade que aderem ao programa exercem a função no município em seus horários de folga, pagos pela prefeitura.
Com o convênio, policiais têm a permissão para atuar como fiscais do município no comércio, em casos de perturbação de sossego e, com rondas constantes, aumentar a segurança nos locais atendidos.
“Segurança é um direito imprescindível e primordial a qualquer cidadão do mundo. Mesmo sendo uma obrigação constitucional encarregada aos governos estaduais, a parceria com as prefeituras municipais é bem vinda para o bem estar de seus moradores. Vamos acelerar a tramitação para assinar o convênio com Capão Bonito”, afirmou o secretário Mágino Alves Filho.
Outro pedido apresentado pelos representantes de Capão Bonito foi a implantação de um canil na Companhia da Polícia Militar de Capão Bonito e segundo o secretário de Segurança Pública também será analisado.
De acordo com o vereador Matheus Francatto, os cães serão utilizados nas operações de combate ao tráfico no município.
“A Companhia da Polícia Militar de Capão Bonito tem toda a estrutura para receber o canil, que além de atender Capão Bonito também beneficiará outras cidades da região como Ribeirão Grande e Guapiara. Segundo informações da Polícia Militar, a utilização de cães no combate ao tráfico é muito positiva”, afirmaram o prefeito Julio Fernando e o vereador Matheus Francatto.
Preocupação com efetivo
O prefeito capão-bonitense declarou a O Expresso que tem ficado preocupado com o baixo efetivo das Polícias Militar e Civil do município.
Um dos casos mais preocupantes diz respeito a Polícia Civil que tem efetivo reduzido para os casos de investigação da criminalidade.
Para o prefeito, é preciso que o governo do Estado faça a reposição de policiais já que vários estão se aposentando e a falta de investigadores tem sobrecarregado as atuais equipes da Delegacia Central e no 1º DP da Vila Aparecida.
“A Polícia Civil tem feito um ótimo trabalho no município, mas com um efetivo reduzido está ficando cada vez mais difícil a realização dos trabalhos de pesquisa que são necessários numa investigação. É preciso ser feita uma reposição urgente sob risco de se perder os bons resultados alcançados pelos atuais investigadores”, enfatizou o chefe do Executivo.