A prefeita de Ribeirão Grande, Eliana Santos Silva (PSDB), não será candidata à reeleição em novembro.
Eliana Silva surpreendeu a todos no final da semana passada ao anunciar nas redes sociais que renunciará ao mandato, devendo voltar a assumir o cargo de diretora da rede municipal de Capão Bonito.
Inclusive, a prefeita já se apresentou para uma primeira conversa no gabinete da Secretaria Municipal de Educação capão-bonitense na última terça-feira, 08/09, onde se informou sobre alguns procedimentos destinados a volta às suas atividades.
De acordo com a prefeita, a decisão, considerada por ela mesma “extremamente difícil”, foi tomada pensando no seu grupo político.
“Estou sofrendo uma perseguição política implacável e injusta da Câmara Municipal onde tenho minoria. A tramitação de uma Comissão Pro-cessante no Legislativo, ao que tudo indica, já é conduzida para me cassar. Estou ciente de que sempre lutei pelos interesses de Ribeirão Grande e de que não cometi nada ilícito. O julgamento é mais político. Não posso continuar numa situação assim. Entendo que para o grupo que represento e para nossa cidade é a melhor decisão a ser tomada para não criar mais instabilidade após um processo eleitoral”, alegou a prefeita.
Com a configuração da renúncia de Eliana Santos Silva que segue um protocolo de apresentação do pedido na Câmara Municipal, que foi feito na manhã do último dia 10, quem assume o cargo de nova prefeita é a vice Rosenilda Aparecida da Silva Cruz, a Preta do PT, que deve anunciar sua pré-candidatura ao Executivo ribeirão-grandense, ou seja, será a “herdeira política natural” de Eliana pelo menos para a eleição deste ano.
Este era o terceiro mandato da tucana Eliana Santos à frente do Executivo de Ribeirão Grande, sendo que ela também por 4 anos exerceu o mandato de vereadora no município.
Uma das maiores dificuldades da tucana durante este último mandato esteve sempre relacionado a queda de arrecadação da prefeitura que vem sofrendo seguidas quedas desde o fechamento da fábrica de cimento Ribeirão em 2015, pertencente ao Grupo Votorantim.
Apesar de ter renunciado ao mandato, a prefeita E-liana Santos Silva disse que não abandonará a política e alguns aliados já falam em seu retorno em 2024.