REPORTAGEM D’O EXPRESSO
O prefeito eleito de Capão Bonito, Marco Citadini (PTB), junto com o seu companheiro de chapa eleitoral e vice-prefeito eleito, Célio de Melo (PR), anunciaram os titulares de oito secretarias municipais e de quatro diretores que farão parte do próximo governo a partir de janeiro de 2017.
Os secretários apresentados são Marcelo Varela (Governo, Indústria e Comércio), atual presidente do PSC, o advogado José Roque Machado (Negócios Jurídicos), José Dimas Cordeiro de Miranda (Educação, Esporte e Cultura), a farmacêutica e bioquímica Ana Fernanda Mello de Oliveira Lima (Saúde), o empresário Jadriano Gomes (Agropecuária e Obras), Noel Correa Leme (Finanças e Administração), Erivaldo Lauri Rodolfo (Assistência e Desenvolvimento Social) e Eder Danilo (Planejamento).
O atual vereador Allan Renó (PR) assumirá a diretoria de Compras, no Trânsito o prefeito eleito manterá o atual titular Gilberto Tobias e no Meio Ambiente, também continua à frente da pasta o tecnólogo em Silvicultura Reinal-do Elias Daniel Junior.
Marco Citadini também anunciou o nome para a Administração Regional da Vila Aparecida, que ficará sob o comando do atual secretário de Administração, Indústria e Comércio, José Toshio Saito.
Já na subprefeitura do bairro Turvo dos Almeidas, Citadini nomeará o agricultor Miguel dos Passos, que disputou uma vaga na Câmara Municipal pelo PTB.
O Fundo Social de Solidariedade será comandado pela futura primeira-dama Cláudia Citadini. Formada em Letras pela Faculdade de Ensino de Itapetininga, Cláudia atua há 22 anos como editora e revisora do jornal O Expresso.
A Assessoria de Imprensa e a Imprensa Oficial continuará sob o comando do jornalista Wagner Santos.
Antes de formar sua equipe, Marco Citadini anunciou a extinção de quatro secretarias que serão integradas a outras pastas como a união das secretarias de Agropecuária e Obras; Educação, Esporte e Cultura; Finanças e Administração e Governo com a pasta de Indústria e Comércio.
“A economia não deve se recuperar em 2017 e isso atinge diretamente a arrecadação e a receita dos municípios, por isso, infelizmente, temos que enxugar a estrutura da prefeitura para manter os serviços públicos essenciais”, explicou.
Citadini afirmou ainda que vai trabalhar com o número mínimo de cargos de confiança como também, medida de contenção de gastos. “Não vamos utilizar todos os cargos de confiança disponíveis para enxugar a folha de pagamento e fazer um caixa de investimentos. Vamos trabalhar também para que até o dia 30 de dezembro nós possamos ter a integração setorial, entre o governo que começa e o que se conclui, secretário com secretário”, disse o prefeito eleito.
Esporte e Cultura
O prefeito eleito Marco Citadini também declarou que não preencherá de imediato as diretorias de Esporte e Cultura e as políticas públicas dos setores serão discutidas pela Secretaria Municipal de Educação, porém, com decisão final do gabinete do prefeito. “Apesar de não nomear secretários para esses setores, vamos elaborar um plano dentro da nossa realidade financeira para a Cultura e o Esporte e principalmente dialogar com os esportistas e com o Conselho de Cultura”, falou.
O prefeito eleito afirmou estar muito preocupado com a situação econômica do país e disse que o ano de 2017 será de grandes dificuldades para todas as prefeituras brasileiras. Uma mostra das dificuldades segundo o prefeito é a diminuição do orçamento para 2017 em relação a 2016. Além do atraso nos repasses que já estão ocorrendo por parte dos governos federal e estadual. “Peço compreensão e apoio de todos os capão-bonitenses, pois enfrentaremos dias difíceis principalmente neste primeiro ano de mandato”, enfatizou Citadini.