A reunião mensal da comissão da Sala Situação contra arboviroses ocorreu na manhã de segunda-feira (6), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.
A Prefeitura de Apiaí continua com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, que mesmo no inverno, os focos do transmissor precisam ser combatidos.
Estiveram presentes ao encontro, a diretora do Controle de Vetores, Ana Maria Oliveira, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Isabela Coscia, os servidores municipais Silvana Sarti (Secretaria de Educação e Esportes), Ricardo Servilha (Defesa Civil), José Custódio de Assis (Departamento de Compras) e Marcos Seabra (Secretaria de Agropecuária).
Durante o encontro, foram discutidas ações para a potencialização da coleta do lixo no perímetro urbano e na zona rural do município, além da regulamentação de uma futura cobrança da taxa do lixo. Foi discutida também campanha de conscientização nas escolas da rede municipal de educação, com conteúdos didáticos e de prevenção ao Aedes aegypti.
Segundo a diretora Ana Maria de Oliveira, durante a realização do mutirão “Apiaí Sem Dengue”, nos meses de março e abril, foram vistoriados mais de oito mil imóveis.
Desde o início do mês de maio, estão sendo distribuídos selos de qualidade em residências e comércios sem focos de dengue, e dentre eles, a sede da Secretaria Municipal de Educação e Esportes foi contemplada com o selo.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o combate ao Aedes aegypti tem que ser recorrentes durante o ano todo.
“Mesmo no inverno, é essencial combater os focos e larvas do mosquito, pois a previsão de especialistas é que a partir de setembro, haja uma nova epidemia de dengue, zika e chikungunya em todo o país. Além disso, novos casos de febre amarela no interior do estado foram confirmados, doença também transmitida pelo Aedes aegypti”, comentou.
A partir de julho, será elaborado um novo plano de combate a dengue, em conjunto com o prefeito Ari Kinor, os membros da sala situação contra arboviroses e demais autoridades competentes para propostas e ações de combate ao Aedes aegypti.
A campanha “Apiaí Sem Dengue” continua com o serviço de combate e prevenção junto à comunidade local para evitar o mosquito transmissor.