Se pudéssemos escolher, é obvio que todos escolheriam apenas o tempo bom, mas isso não está em nossas mãos.
Cabe a nós aceitarmos e com fé atravessarmos o tempo ruim.
Podemos ler no livro de Eclesiastes 3:1-8: “Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.
Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.”
Todos estes tempos acima descritos, bons e ruins, fazem parte da vida de todo mundo, independentemente de raça, cor, religião e credo.
Não há uma pessoa sequer neste mundo que deixará de experimentar as dores das perdas, de doenças, dificuldades financeiras, desilusões dentre outras; e de outro lado, não há uma pessoa sequer neste mundo que deixará de experimentar as alegrias de conquistas, nascimento, paz, realização de sonhos dentre outros.
Assim como as nossas vidas, são as estações do ano, cada época é constituído por variações de temperatura e umidade. Junto com o inverno, chegam os dias e noites frias e de baixa umidade.
Nesta estação do ano, as plantas aproveitam para descansar, pois como todo ser vivo, elas também necessitam de repouso. Durante esse período, o crescimento vegetativo estaciona ou ocorre muito devagar.
Mas temos a certeza de que chegará a primavera, quando descansadas terão forças suficientes para um maravilhoso desabrochar.
Cores começarão a enfeitar os campos, borboletas a passear pelas flores e iniciará a sinfonia dos pássaros.
Nossas vidas seguem o mesmo ritmo, teremos o inverno, quando precisaremos ficar recolhidas com as nossas lágrimas; apenas a sós em nossos quartos em meio aos pensamentos. Mas, com a certeza de que após o inverno, a primavera de nossas vidas chegará, quando teremos forças para um desabrochar com o cântico da vitória. Vamos respeitar cada estação de nossas vidas, sabendo que: “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano”. Romanos 8:28.
As lágrimas de hoje são o adubo do amanhã.
Salomão com toda a sua sabedoria vinda dos céus, nos deixou claro de que “O inverno já foi, a chuva passou, e as flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas.” Cantares 2:11-12
Miriam Kaori Horigome – advogada