Capão Bonito estará novamente no roteiro da 11ª edição da Tropeada Itararé-Sorocaba que, anualmente, integra as celebrações da Semana do Tropeiro em Sorocaba que começa no próximo dia 17 de maio e vai até o dia 29 de maio.
Resultado da união de várias associações que congregam muladeiros e tropeiros, o Caminho Paulista das Tropas ganhou novo traçado em 2015 e mais de oitenta quilômetros de extensão.
Até 2014, a tropeada percorria cerca de 360 quilômetros até Sorocaba. Agora, são 444 quilômetros, passando por Bom Sucesso de Itararé, Itapeva, Taquarivaí, Capão Bonito, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Pilar do Sul, Salto de Pirapora e Votorantim até chegar a Sorocaba.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo João Bosco de Sá informou que Capão Bonito já está se preparando para receber a comitiva.
“No ano passado fomos elogiados pelos participantes pela recepção. Estamos valorizando esse resgate e a manutenção histórica do Caminho das Tropas, ao mesmo tempo em que queremos chamar para as potencialidades de cada município, enfatizando seus atrativos”, afirmou o secretário.
Em Sorocaba a tropa passará na manhã do dia 28 de maio, como em todos os anos, pelo Largo do Divino e receberá, então, a primeira benção.
E para encerrar a Semana do Tropeiro na manhã do dia 29 de maio ocorrerá o tradicional Desfile do Tropeiro, com centenas de cavaleiros até chegar à Avenida São Paulo, quando os homens serão novamente abençoados durante a passagem pelo Monumento ao Tropeiro.
O encerramento do evento será realizado no Rancho do Cordeiro.
Tropeirismo
O tropeirismo na região começou por volta de 1733, com o português Cristóvão Pereira de Abreu, que abriu estrada ligando Curitiba a Sorocaba, conduzindo mulas e gado.
Mas foi a partir de 1750, com o Registro de Animais ao lado da ponte sobre o Rio Sorocaba, que se tornou sistemática a passagem de tropas xucras ou arreadas por aqui, e a consequente realização das Feiras de Muares que, em geral, duravam dois meses.
Terminou por volta de 1897, quando se realizou a última feira em Sorocaba.
A fase áurea do tropeirismo foi entre os anos de 1750 a 1850.