No último dia 28 de setembro, a Secretaria Executiva do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (SECOFEHIDRO) informou que o Plano Diretor de Controle de Erosão Rural do município de Capão Bonito teve parecer favorável do agente técnico e foi encaminhado para preparação do respectivo contrato junto ao agente financeiro.
O valor aprovado para o empreendimento a ser financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) será de R$197.109,00 (não reembolsável) e a contrapartida da prefeitura será de R$4.422,00.
O projeto foi elaborado pela engenheira agrônoma Aline Erika Hori da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente.
O município de Capão Bonito dispõe de uma densa rede hidrográfica. Além da cabeceira do Rio Paranapanema, um dos mais importantes do Estado, também existem outros rios de importância para o município como o Rio das Almas e afluentes, o Rio Paranapitanga (cabeceira e afluentes), e o rio Apiaí Mirim e afluentes.
Capão Bonito também possui um grande potencial agrícola e florestal e uma população fortemente ligada ao campo e com necessidade de projetos de desenvolvimento ambiental e social.
Entre as principais metas do projeto estão: levantar e identificar os pontos críticos de erosão, assoreamento e degradação da malha viária (mapa de diagnóstico ambiental); atualizar mapas existentes; elaborar novos mapas temáticos; propor medidas e recomendações preventivas para evitar o surgimento de novas erosões; elaboração de um relatório com recomendações e indicações de soluções técnicas.
“Com essa ação objetiva-se melhorar a qualidade ambiental e social do meio rural de Capão Bonito, diminuindo as perdas de solo, evitando o assoreamento de rios e córregos e melhorando a malha viária, que é essencial para o escoamento de produtos agropecuários e a mobilidade da população do campo”, comentou o diretor de Meio Ambiente Reinaldo Daniel Junior.